Alunos com deficiência visual aprendem Inglês com criatividade
14/08/2009 - 15:32
Quando o assunto é Educação Inclusiva a criatividade para desenvolver as ações do programa é um dos elementos principais. E é exatamente a criatividade que está presente na Escola Mariano Firme de Souza, em Cariacica, onde os alunos com deficiência visual recebem atendimento diferenciado e têm os mesmos direitos que os demais estudantes. Nas aulas de Inglês, as atividades são adaptadas com o apoio de música e textos em áudio.
O aluno Claudionor Souza da Silva, 31 anos, é um dos beneficiados com o projeto “Why Learn English?” — Por que aprender inglês? — idealizado pela professora Narielyn Bosque Elias. Segundo ele, aprender a língua inglesa está mais interessante. “Eu passo o que estou ouvindo para o papel, em braile. Consigo acompanhar a turma e a cada dia aprendo mais”, disse.
A professora, Narielyn Bosque, explica que o projeto é aplicado para as turmas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Para demonstrar aos alunos a importância de aprender inglês, ela trabalha com propagandas de TV, palavras do idioma usadas diariamente, músicas e também aborda a diferença entre língua americana e a britânica. Além disso, ela promoveu uma mesa redonda para refletir sobre a importância desse aprendizado, antes de aplicar o projeto.
“Para despertar o interesse no aprendizado da língua inglesa, pensei em algumas estratégias de ensino. Como tenho alunos especiais, trabalho com atividades adequadas para eles, viabilizando a inclusão social”, frisa a professora. Ela comenta que grava arquivos no celular e entrega o aparelho aos alunos com deficiência visual para que seja mais fácil escrever no reglete, um instrumento que auxilia no aprendizado do Sistema Braile.
De acordo com a subgerente de Educação Especial, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Sônia Aparecida Alvarenga Vieira, falar de Educação Inclusiva é falar no direito do aluno. “Entendemos essa iniciativa do projeto de inglês como uma atividade necessária para o envolvimento dos alunos”.
Com relação aos pais que pretendem matricular os filhos com deficiência visual em escolas da rede estadual, Sônia Aparecida Alvarenga Vieira afirma que todos esses alunos têm direito ao atendimento especial e que a Sedu garante isso. “No ato da matrícula, o responsável deve informar qual a deficiência do estudante. Assim, a escola informará à Superintendência Regional e será disponibilizado um profissional para atender a esses alunos, na própria escola”, completa.
Confira a reportagem completa:http://www.educacao.es.gov.br/default.asp
ESSA PROFESSORA ENSINA SUA MATERIA PERFEITAMENTE BEM TODOS EMTENDE ELA E DE MAIS SAUDADES DELA !!
ResponderExcluirVolta nary!! por favor a nova professora de ingles é muito chata. To com saudades das musicas que vc colocava na sala de Aula! mimi
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