Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Adolescentes da Unip estudam o sistema solar por meio de maquetes e pinturas - 04/11/2008

Notícias

04/11/2008 10:41 | Instituto de Atend. Sócio-Educativo

Adolescentes da Unip estudam o sistema solar por meio de maquetes e pinturas

Assessoria de Comunicação/Iases

As maquetes estão expostas na entrada do Espaço Pedagógico da Unidade

O projeto Cultura e Turismo, desenvolvido no Espaço Pedagógico da Unidade de Internação Provisória (Unip), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), tem tornado cada vez mais interessantes as aulas teóricas de disciplinas como Geografia e Inglês. Para aprender sobre o sistema solar, os meninos fizeram duas maquetes e ainda pintaram um grande painel colorido, na parede de uma das salas de aula.

Durante duas semanas, os adolescentes tiveram aulas teóricas de Geografia e Inglês, sobre o tema Sistema Solar e, na semana passada, aplicaram os conhecimentos, montando as maquetes e fazendo a pintura.

A disciplina de Inglês foi aplicada para tratar das cores dos planetas e inclusive, a pintura na parede também apresenta uma legenda em inglês que identifica as cores que existem em todo o sistema solar.

Agora, as maquetes estão expostas na entrada do Espaço Pedagógico da Unidade e, junto com o colorido da sala de aula que recebeu a pintura, têm atraído a atenção e a imaginação dos adolescentes.


O objetivo dos trabalhos, segundo a professora de Inglês Narielyn Elias e do professor de Geografia Iuri Campos, foi fazer com os adolescentes apresentassem, de uma forma lúdica, a sua visão do universo.

“Os trabalhos serviram para expressar como é o universo através dos olhos dos adolescentes, com muito colorido”, disse Narielyn.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

Matéria no site da SEDU do Espirito Santo - Projeto desenvolvido pelos alunos da EEEFM "Mariano Firme" e a Teacher Narielyn

Alunos com deficiência visual aprendem Inglês com criatividade
14/08/2009 - 15:32


Quando o assunto é Educação Inclusiva a criatividade para desenvolver as ações do programa é um dos elementos principais. E é exatamente a criatividade que está presente na Escola Mariano Firme de Souza, em Cariacica, onde os alunos com deficiência visual recebem atendimento diferenciado e têm os mesmos direitos que os demais estudantes. Nas aulas de Inglês, as atividades são adaptadas com o apoio de música e textos em áudio.

O aluno Claudionor Souza da Silva, 31 anos, é um dos beneficiados com o projeto “Why Learn English?” — Por que aprender inglês? — idealizado pela professora Narielyn Bosque Elias. Segundo ele, aprender a língua inglesa está mais interessante. “Eu passo o que estou ouvindo para o papel, em braile. Consigo acompanhar a turma e a cada dia aprendo mais”, disse.

A professora, Narielyn Bosque, explica que o projeto é aplicado para as turmas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Para demonstrar aos alunos a importância de aprender inglês, ela trabalha com propagandas de TV, palavras do idioma usadas diariamente, músicas e também aborda a diferença entre língua americana e a britânica. Além disso, ela promoveu uma mesa redonda para refletir sobre a importância desse aprendizado, antes de aplicar o projeto.

“Para despertar o interesse no aprendizado da língua inglesa, pensei em algumas estratégias de ensino. Como tenho alunos especiais, trabalho com atividades adequadas para eles, viabilizando a inclusão social”, frisa a professora. Ela comenta que grava arquivos no celular e entrega o aparelho aos alunos com deficiência visual para que seja mais fácil escrever no reglete, um instrumento que auxilia no aprendizado do Sistema Braile.

De acordo com a subgerente de Educação Especial, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Sônia Aparecida Alvarenga Vieira, falar de Educação Inclusiva é falar no direito do aluno. “Entendemos essa iniciativa do projeto de inglês como uma atividade necessária para o envolvimento dos alunos”.

Com relação aos pais que pretendem matricular os filhos com deficiência visual em escolas da rede estadual, Sônia Aparecida Alvarenga Vieira afirma que todos esses alunos têm direito ao atendimento especial e que a Sedu garante isso. “No ato da matrícula, o responsável deve informar qual a deficiência do estudante. Assim, a escola informará à Superintendência Regional e será disponibilizado um profissional para atender a esses alunos, na própria escola”, completa.

Confira a reportagem completa:http://www.educacao.es.gov.br/default.asp

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dia do Estudante na EEEFM "Hunney Everest" - Polivalente Campo Grande

Dia do Estudante na EEEFM "Hunney Everest"
- Polivalente Campo Grande -

Foi feita uma comemoração para os estudantes um dia de talentos, como jurados alguns professores. Tivemos grupo de pagode, dj, dança de salão, desfile brega, grupo de dança de axé, estilista, dança de hip hop, rapper, banda de rock, entre outros talentos dos nossos alunos.

Os ganhadores foram premiados com passeios escolhidos por eles!!!!

Happy Student's Day!!!

















quinta-feira, 6 de agosto de 2009

"Why Learn English?" Projeto na EEEF "Mariano Firme"

Trabalhei em todas as turmas de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, levando em consideração a realidade dos alunos e abordagens diferentes para cada faixa etária, o texto "Why learn English?", Unit 1, Bibliografia - Inglês: volume único para o ensino médio/ Mariza Tiemann Ferrari, Sarah Gierstel Rubin. - São Paulo: Scipione, 2003. - (Coleção De olho no mundo do trabalho).


Ao começar o listening do texto, foi feito um Warm-up para estimular a curiosidade do aluno sobre o tema abordado, refletindo sobre as seguintes questões:

1. Por que aprender inglês é importante?
2. Por que o mundo está "extremamente pequeno" hoje em dia?
3. Em que países se fala inglês?
4. A língua inglesa é igual em todos os países onde é falada?

Fizemos uma mesa redonda para responder e refletir sobre as questões levantadas.

Fizemos o listening do texto abordado, enfatizei a diferença entre o inglês Britânico X Americano, pois o listening do CD é feito pelo o inglês Britânico. Foi bem divertido!!!


Após ter feito o listening, fomos ao laboratório de informática para usarmos o metódo de tradução com o uso da ferramenta de idiomas do google. Os alunos pesquisaram a tradução de algumas palavras para tentar entender melhor o texto e alguns exercícios.



Como tenho alunos com Deficiência Visual, tento trabalhar com atividades adequadas e adaptadas para eles. Fazendo assim a inclusão social e estimulando o interesse deles pelo inglês.

















Temos algumas etapas para esse pequeno projeto:

Etapa 1 - Estimular os alunos para a importância de aprender inglês.
Etapa 2 - Pesquisar e conhecer em quais países se fala inglês como primeira e segunda língua.
Etapa 3 - Observar o inglês no nosso dia a dia, através de propagandas, comerciais, palavras que o nosso português pegou emprestado, entre outros
.

Nós já começamos a produzir um painel com as bandeiras onde os países falam inglês para que os alunos tivessem conhecimento sobre a importância dessa língua nesses países. Além disso pesquisamos sobre nome oficial do país, a capital, unidade monetária e os idiomas falados. (Etapa 2)















terça-feira, 4 de agosto de 2009

Trabalho dos alunos do Tecnico de Informatica - EEFM "Almirante Barroso"

INGLÊS INSTRUMENTAL

Trabalho dos alunos do Tecnico de Informatica (EEFM "Almirante Barroso")


O trabalho sobre "Estratégias de Leitura em um texto de informática."

Formados grupos, foi selecionado e sorteado textos baseados na area da Informatica, com intuito dos alunos apresentarem o que aprenderam através das estrategias de leitura já vista por eles, através do texto dado.
Os alunos preparam slides e criaram exercícios para o texto proposto.
Além disso o grupo preparou um trabalho digitado baseado na norma da ABNT, na conclusão foi redigido sobre o que eles (os alunos) aprenderam sobre o trabalho, as dificuldades, as facilidades, qual a importância do Inglês Instrumental no momento da leitura na área de atuação profissional deles, entre outros.

Algumas fotos de apresentação do trabalho:

Grupo 1 (Luiz Paulo, Geraldo, Fabio, Fabius, Raphael Marx.)





Grupo 2 (Normelis, Raphael Vinicius, Nelize, Rafaela e Kennedy)



Grupo 3 (Elis, Rozangela, Aurevan, Elizangela e Julio)



Grupo 4 (Rafael Assunção, Igor, Aline, Bianca e Douglas.)



Adorei os trabalhos foram ricos em conteudo e bastante criativos nos exercícios. Sentirei saudades de vocês, Guys!!!!

I will miss that...



Seguidores